O café é uma paixão nacional e ganha cada vez mais adeptos, especialmente entre as gerações mais jovens, graças às combinações e inovações das cafeterias e indústrias de café. E não é à toa que é a segunda bebida mais consumida no país, perdendo apenas para a água. O café, além de versátil, conta com uma variedade de componentes com efeitos benéficos para a saúde, entre eles a famosa cafeína.
A substância, considerada a mais ingerida em todo o mundo, é encontrada em mais de 60 plantas, incluindo grãos de café, cacau e folhas de chá. Atua como um potente estimulante do sistema nervoso central (SNC), promovendo benefícios que não foram observados com o consumo de bebidas descafeinadas, como a melhora do humor, do foco e do estado de alerta. “A cafeína bloqueia os efeitos da adenosina, o hormônio responsável pelo aumento da sensação de cansaço, além de ampliar a atividade da dopamina, que estimula o cérebro, melhorando o humor, foco e estado de alerta”, explica Carolina Tavares, nutricionista da Vitamine-se.
Devido ao efeito estimulante no sistema nervoso central, a cafeína também pode favorecer o desempenho físico. “Por estimular o SNC, a cafeína eleva os batimentos cardíacos e aumenta a pressão sanguínea, fazendo com que chegue mais sangue, rico em oxigênio e nutrientes, de forma mais rápida, nas células musculares. Além disso, também favorece o uso das gorduras como fonte de energia, poupando combustível (glicogênio) para os músculos, o que ajuda a reduzir a fadiga, favorecendo a performance”, reforça a especialista.
Para quem não gosta de café, hoje já é possível encontrar bebidas funcionais em pó, sem adição de açúcares, feitas com extratos naturais de frutas, cafeína e outros componentes para ajudar a dar mais energia, foco e disposição.