O Plaza São Rafael Hotel recebeu o Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre. A entrega da honraria foi feita em sessão solene do Legislativo realizada no Plenário Otávio Rocha. O proponente da homenagem foi o vereador Pablo Melo (MDB). “Porto Alegre é uma cidade acolhedora, e um de seus hotéis mais acolhedores está completando 50 anos”, destacou Melo. São poucos os estabelecimentos que, como o Plaza São Rafael, conseguem aliar tradição e inovação – e é disso que Porto Alegre precisa”, enalteceu. Ele afirmou que o troféu é a honraria máxima do Legislativo, ressaltando que cada vereador só pode concedê-lo uma vez ao longo dos quatro anos de mandato
O diretor da Rede Plaza de Hotéis, Oscar Schmidt, ressaltou que o Plaza São Rafael foi o primeiro hotel de padrão internacional da Capital. Ele relembrou a trajetória do estabelecimento e destacou “o mosaico de eventos pessoais e o fluxo de histórias que circularam no hotel nesses 50 anos”. Schmidt afirmou que, à época da construção do Plaza São Rafael, a localidade era considerada como o terreno mais valorizado do País ao sul de São Paulo.
Ele mencionou que, nas décadas seguintes, “a cidade cresceu em outros vetores” e elogiou iniciativas recentes de transformação do Centro da Capital. “Revitalizar o Centro Histórico é fundamental para o desenvolvimento socioeconômico, para a melhoria da qualidade de vida e para o fomento da atividade urbanística. Nesse contexto, é essencial que todos os agentes envolvidos somem esforços para atingir esse objetivo”, afirmou.
Schmidt valorizou o trabalho de Porto Alegre na “consolidação de seu potencial turístico” e destacou que “os números recentes indicam franca recuperação” após a crise da pandemia.
A solenidade foi presidida pelo vereador Alexandre Bobadra (PL) e contou com a presença do secretário municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos, o vereador licenciado Cezar Schirmer, representando o Poder Executivo.
Inaugurado em 14 abril de 1973, o Plaza São Rafael foi o primeiro hotel cinco estrelas do Estado do Rio Grande do Sul. Também foi pioneiro em outros aspectos: trouxe ao estado um Centro de Eventos com capacidade de até 3 mil pessoas, e foi protagonista oferecendo serviços de gastronomia 24 horas. As evoluções continuaram e em 2000, houve o lançamento do 1º e-hotel do Brasil, conceito que aliou tecnologia e meio de hospedagem.