Canoas: itens de higiene e beleza são doados a casa de apoio a mulheres em vulnerabilidade

Doações foram arrecadas pelo Comando de Policiamento Metropolitano, de Canoas

Foto: Fernanda Bassôa / Divulgação / CP

Sabonetes, shampoos, pasta de dente, maquiagens, hidratantes, além de acessórios, roupas femininas, infantis e brinquedos foram doados, na manhã desta quinta-feira, à Casa de Apoio Oásis, em Canoas, que dá suporte às mulheres vítimas de violência doméstica. Atualmente vivem na casa nove mulheres e 11 crianças, a maioria das quais chega ao local só com a roupa do corpo, fugindo de situação de violência e de medo. A Casa acolhe, ouve a história de cada uma delas e oferece apoio psicológico e material para que possam se reerguer, conforme explica a coordenadora do local, psicóloga Juliana Carvalho dos Santos:

“A gente acolhe e faz os devidos encaminhamentos para a família dela, mas se a mulher não tem rede de apoio, aí fazemos um trabalho de autonomia e empoderamento, encaminhamos os filhos para a rede de educação, vemos escolas, creche, serviço de convivência, acompanhamento psicológico, a gente faz um mapeamento para que aquela mulher consiga caminhar sozinha”, detalha.

A arrecadação ocorreu ao longo do mês de março, em uma ação alusiva ao Dia da Mulher promovida pelo Comando de Policiamento Metropolitano (CPM). Além da Patrulha Maria da Penha, a corporação costuma se envolver com questões sociais e escolheu a Casa de Apoio Oásis justamente, por atender ao público feminino em vulnerabilidade.

“Arrecadamos o que elas mais precisam e levamos a essas mulheres um pouco de alento, porque são verdadeiras guerreiras, porque têm o start de sair daquela opressão que tem dentro de casa, da violência, e buscar virar a chave e ter uma vida mais digna”, considera o coronel Márcio de Azevedo Gonçalves, que comanda o CPM.

Além da BM, a Universal nas Forças Policiais (UFP), também auxiliou arrecadando e entrega donativos à instituição. O coordenador da Universal nas Forças Policiais no RS, pastor Leonardo Álvaro dos Santos, explica que o programa presta assistência tanto social, quanto espiritual e valorativa aos policiais militares.

“Nossa intenção é valorizar esses heróis que protegem a sociedade, ajudando-os em suas ações que também beneficiam a sociedade, não somente nesta ação social, mas em outras também”.