Dilma assume cargo de presidente do banco dos Brics

Cerimônia aconteceu em Xangai, e contou com presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva

Ex-presidente Dilma Rousseff toma posse no banco dos Brics_Ricardo Stuckert/PRCrédito:Ricardo Stuckert/PR

A ex-presidente do Brasil Dilma Rousseff tomou posse nesta quinta-feira, 13, no cargo de presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB, na sigla em inglês), o chamado banco dos Brics – grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A cerimônia aconteceu em Xangai, na China, com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Os integrantes do Brics reúnem uma população de 3 bilhões de pessoas e um Produto Interno Bruto (PIB) de US$ 25 trilhões.

Em seu discurso de posse, Dilma destacou o compromisso do banco na mobilização de recursos para investimentos em “energia limpa e eficiente, infraestrutura de transporte, água e saneamento, proteção ambiental, infraestrutura social e infraestrutura digital”. A nova chefe do NDB também destacou o combate à pobreza, a superação das desigualdades e a promoção do desenvolvimento compartilhado entre os países-membros como metas de sua gestão.

A presidente do NDB também disse que a instituição não pode agir sozinha. “Queremos buscar reconstruir parcerias com os bancos nacionais de desenvolvimento”, afirmou, mencionando o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) como exemplo.