As vendas da indústria de materiais de construção caíram 7,9% em março na comparação com o mesmo mês do ano passado. Os dados são da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), em pesquisa elaborada pela Fundação Getulio Vargas (FGV) com base em informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Na comparação com fevereiro houve uma alta de 0,4%. No acumulado dos últimos 12 meses até março, as vendas recuaram 5,9%.
As vendas de materiais de base tiveram queda de 7,8% em março na comparação anual, enquanto as vendas de itens de acabamento sofreram baixa de 8,2% no mesmo período. No acumulado de 12 meses, as vendas de materiais de base diminuíram 5,3%, enquanto as de acabamento encolheram 6,8%.
Apesar da nova queda no faturamento em março, a expectativa é que o ano de 2023 termine com crescimento de 2,0% nas vendas do setor neste ano. “Reforçamos que, apesar das dificuldades, acreditamos no crescimento sustentável do setor em 2023”, afirmou o presidente da associação, Rodrigo Navarro, em nota.
Vendas de materiais de construção têm queda de 7,9% em março, diz Abramat
No acumulado dos últimos 12 meses até março, as vendas recuaram 5,9%