Validador de Boletos já evitou mais de 5 mil fraudes em pagamentos de dívidas, diz Serasa

Ferramenta gratuita faz parte do pacote de serviços para ajudar o consumidor a evitar golpes

Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

Atentos às tecnologias, fraudadores vêm buscando novas formas de aplicar golpes a consumidores ainda vulneráveis no ambiente digital. Em cinco meses de operação, o Validador de Boletos e Chaves Pix da Serasa, plataforma que verifica a autenticidade de pagamentos, já impediu mais de 5 mil fraudes. Desde novembro de 2022, pelo menos 33% das pesquisas classificaram tentativa de golpe e não se classificaram como meios oficiais da empresa.
“Entre as principais vítimas, encontram-se pessoas inadimplentes, que desejam quitar suas dívidas de forma fácil pela internet e acabam caindo em comunicações tendenciosas e links fraudulentos”, explica Franciele Tiburcio, especialista da Área de Soluções da Serasa.
A ferramenta gratuita foi disponibilizada para aumentar a confiança dos consumidores que pretendem renegociar pelos canais digitais, identificando se o documento foi gerado pela empresa credora ou não. “Pode ser que o pagamento seja de outra empresa ou, então, uma tentativa de golpe. Nessa situação, o usuário deve verificar os dados imediatamente, inclusive sobre o beneficiário indicado, e procurar a empresa credora”, orienta a especialista.