Padilha: desaceleração da inflação resulta de “acertos das medidas” de governo

Ministro defendeu a aprovação das novas regras fiscais para a redução de juros que definiu como ‘desproporcionais’ para a conjuntura atual

Foto: CAMILA COSTA / R7

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou nesta terça-feira que a desaceleração mais rápida que o esperado da inflação resulta de medidas tomadas pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele ressaltou que, pela primeira vez desde 2021, o Brasil teve índice de inflação acumulado menor que 5%.

Com a inflação oficial de março em 0,71%, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumula alta de 4,65% nos últimos 12 meses. O índice representa a retomada ao intervalo da meta preestabelecida pelo governo e é a menor variação para o período anual desde janeiro de 2021.

Citando o IPCA, Padilha afirmou que o objetivo do governo é criar um ambiente de retomada da segurança econômica e gerar uma curva descendente de juros, que ele definiu como “desproporcionais” para a conjuntura atual.

Para isso, o próximo passo é garantir a aprovação das novas regras fiscais, pelo Congresso. “A aprovação do novo arcabouço fiscal [conjunto de regras que vai substituir o teto de gastos] cria um ambiente ainda mais positivo para quem quer investir no país, para a segurança econômica, previsibilidade e reforça as bases para uma trajetória descendente dos juros na economia do nosso país”, disse o ministro.

Leia mais:

Proposta do arcabouço só vai ao Congresso na próxima semana, revela Tebet