As vendas globais de computadores pessoais (PCs) apresentaram uma queda de 29% no primeiro trimestre de 2023 devido à fraca demanda, excesso de estoque e deterioração do clima macroeconômico. Os dados são da pesquisa da International Data Corporation (IDC) ao destacar que a Apple sofreu o maior impacto entre as fabricantes.
No último relatório publicado, as vendas globais de PCs totalizaram 56,9 milhões no primeiro trimestre deste ano, abaixo dos 80,2 milhões no mesmo período do ano passado, um declínio anual semelhante de 28,1% no último trimestre de 2022. Somente a Apple teve queda de 40,5% em relação ao mesmo período de 2022. A Dell ficou em segundo lugar com uma queda de 31%. Lenovo, Asustek Computer e HP também tiveram quedas.
“Os resultados preliminares também representaram um fim para a era da demanda impulsionada pela pandemia e pelo menos um retorno temporário aos padrões pré-Covid. O volume no primeiro trimestre de 2023 foi visivelmente menor do que as 59,2 milhões de unidades vendidas no primeiro trimestre de 2019 e 60,6 milhões no primeiro trimestre 2018”, disse a IDC.
Vendas globais de PCs tem queda de 29% no primeiro trimestre, aponta IDC
IDC destacar que a Apple sofreu o maior impacto entre as fabricantes