Semana com dados do IPCA e previsão de entrega do arcabouço fiscal no Congresso

Analistas do mercado financeiro projetam uma alta de 0,77% para a inflação de março

Crédito: Freepik

Depois de uma semana mais contida por conta da Semana Santa, com menor número de dias úteis, investidores devem se preparar para um período mais agitado até a sexta-feira, 14. Será uma semana mais agitada com a divulgação de indicadores econômicos por aqui e nos Estados Unidos. Como se isso já não fosse suficiente, o período também deve reservar a entrega do Arcabouço Fiscal para o Congresso e a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a China atrás de investimentos aquele país na economia brasileira.

Como em outras semanas, a segunda-feira abre os trabalhos com a divulgação pelo Banco Central do Relatório Focus que deverá trazer o reflexo da incerteza que cerca não apenas a economia nacional, mas questões políticas que envolvem o Palácio do Planalto. Também nesta segunda-feira, a Fundação Getulio Vargas (FGV) libera os dados do IGP-DI do mês de março, e a Anfavea libera os dados da produção e venda de veículos novos no país.

INFLAÇÃO OFICIAL

No dia seguinte, terça-feira, 11, acontece a divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de março, principal dado da inflação brasileira liberado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e do CPI (Índice de Preços ao Consumidor, na sigla em inglês), um dos principais indicadores da inflação americana, na quarta-feira, 12. Os analistas do mercado financeiro projetam uma alta de 0,77% para o indicador brasileiro, ou de 4,7% no ano. Nos Estados Unidos, a projeção é de avanço de 0,3%, acumulando 5,2% no ano.

No terreno empresarial, dois indicadores devem concentrar as atenções do mercado:  vendas do varejo na Pesquisa Mensal do Comércio, na quarta-feira, e a Pesquisa Mensal de Serviços, de janeiro, na sexta-feira, 14 – ambos referentes ao mês de março. As duas pesquisas, aliás, passam por uma revisão metodológica e podem trazer resultados que refletem a mudança. Nos Estados Unidos, há a publicação dos níveis de estoques do atacado de fevereiro, na segunda, da inflação ao produtor em março, na quinta, e das vendas do varejo e produção industrial, esses dois dados referentes ao terceiro mês do ano e divulgados na sexta.

No ambiente político, a atenção se volta para o desenrolar da proposta do novo Arcabouço Fiscal. Qualquer nova sinalização tende a fazer peso nos ativos de risco e também na renda fixa com a divulgação de medidas de recuperação de receitas.