Pix bate novo recorde de operações, diz BC

As transações somaram R$ 62,9 bilhões na última quiinta-feira

Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

O Pix bateu novo recorde de operações feitas em um só dia. Conforme dados do Banco Central (BC), foram feitas 122,4 milhões de transações pelo sistema de pagamentos instantâneos na última quinta-feira, 7. No período, as transações somaram R$ 62,9 bilhões, sendo que o recorde anterior, de 104 milhões de transações, havia sido alcançado em 20 de dezembro do ano passado.
Números mais recentes divulgados pelo Banco Central mostram que o sistema já tem 144, 6 milhões de usuários e mais de 577 milhões de chaves cadastradas, mais de duas por cidadão brasileiro. O uso do Pix permanece concentrado na região Sudeste, com 43,1% da quantidade de transações, seguido pelo Nordeste com 26,5%, segundo os dados de dezembro. Enquanto isso, o Sul e o Norte representam 12,2% e 9,7%, respectivamente, e o Centro-Oeste detém 8,6%.
Além de recursos como Pix Saque, Pix Troco e Pix Cobrança, o Pix com o iniciador de pagamentos no âmbito do Open Finance e os recursos ainda não lançados como Pix Automático, que pode substituir o débito automático, e o Pix Garantido, que é o parcelamento via Pix, podem multiplicar os resultados do sistema de pagamentos instantâneos no Brasil.