Já está definida a data para o pagamento do abono salarial PIS/Pasep de abril. O repasse acontece na semana que vem, no dia 17. Além dos dois grupos inicialmente previstos, um terceiro grupo vai receber o dinheiro neste mês, pois o Ministério do Trabalho e Previdência anunciou que será depositado um lote extra. Um novo processamento do abono salarial, promovido pela Dataprev, possibilitará que mais de 2,7 milhões de trabalhadores ainda possam ter direito ao benefício do PIS/Pasep, relativo ao ano base 2021.
Isto só foi possível depois de uma revisão de dados divergentes, como, por exemplo, mais de uma inscrição declarada pelos empregadores ou ainda por divergências identificadas na Receita Federal. Os novos beneficiários vão receber de acordo com o calendário de pagamento. Já foram depositados dois lotes, em 15 de fevereiro e em 15 de março, para os trabalhadores nascidos nos meses de janeiro a abril.
Neste mês, recebem os nascidos em maio, em junho e os novos beneficiários nascidos de janeiro a abril. Podem receber o benefício os trabalhadores cadastrados no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos, contados da data do primeiro vínculo; aqueles que receberam até dois salários-mínimos médios de remuneração mensal no período trabalhado. Além deles, estão inclusos quem exerceu atividade remunerada durante, pelo menos, 30 dias, consecutivos ou não, em 2021.
CONSULTA
O trabalhador pode fazer a consulta se vai receber através do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. Será necessário que o trabalhador atualize o aplicativo, depois acesse a aba “Benefícios” e “Abono Salarial”, para verificar o valor, dia e banco de recebimento. Informações adicionais poderão ser solicitadas nos canais de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego e nas unidades das Superintendências Regionais do Trabalho, pelo telefone 158 ou pelo e-mail: [email protected] (substituindo os dígitos uf pela sigla do Estado de domicílio do trabalhador)
Servidores públicos recebem o benefício pelo Banco do Brasil, feito prioritariamente como crédito em conta bancária ou transferência via TED. Também é possível sacar presencial nas agências de atendimento. Já os trabalhadores de empresas privadas terão o abono pago pela Caixa Econômica Federal. Os trabalhadores que possuem conta corrente ou poupança na Caixa receberão o crédito em sua conta no banco. Os demais beneficiários receberão os valores por meio da Poupança Social Digital, aberta automaticamente pela Caixa.
A movimentação da Poupança Social Digital é realizada pelo aplicativo Caixa Tem. Caso não seja possível a abertura da conta digital, o saque poderá ser realizado com o Cartão Social e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, correspondentes Caixa Aqui ou nas agências.