A Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) de Porto Alegre confirmou, para esta segunda-feira, mais uma operação de pulverização contra o mosquito da dengue na zona Leste, área com o maior número de casos confirmados da doença, até o momento, em 2023. O inseticida vai ser aplicado, a partir das 8h30min, em ruas do bairro Coronel Aparício Borges.
A equipe da DVS vai às ruas acompanhada de funcionários da empresa terceirizada, contratados pela prefeitura para execução do serviço e identificados com coletes e crachás.
O Aparício Borges, de acordo com o Boletim Informativo semanal da dengue publicado na terça-feira passada, pela DVS, teve quatro casos confirmados na semana retratada na publicação (de 26 de março a 1º de abril).
Até o início da tarde deste domingo, Porto Alegre tinha 264 casos confirmados de dengue, desde janeiro, com 528 suspeitas ainda em investigação, conforme a Secretaria Estadual da Saúde. A capital é a terceira no ranking da dengue, atrás de Encantado, no Vale do Taquari, com 992, e de Ijuí, no Noroeste, com 584. Desde janeiro, o Rio Grande do Sul registrou 3.982 infectados e duas mortes.
Pessoas que tiverem sintomas compatíveis com a dengue, como febre alta acompanhada por dor no corpo, dor de cabeça, náuseas, vômitos ou dor atrás dos olhos devem procurar atendimento o mais rapidamente possível a partir do início dos sintomas, para realização de teste quando houver indicação do profissional de saúde.