A Polícia Civil confirmou à Rádio Guaíba, nesta sexta-feira, que pai e filho presos, nessa quinta, em Novo Hamburgo, por suspeita de integrar um grupo que extorquia revendedores de veículos, no Vale do Sinos, também vão responder por tráfico de drogas. Além da dupla, já haviam sido detidos um terceiro investigado, de 38 anos, em Sapiranga, e um quarto, Alexandre Hendges, de 27, ainda em 24 de março, em Sapucaia do Sul.
Segundo a corporação, o líder do esquema é um homem, de 37 anos, conhecido como ‘Vlad’. No imóvel em que ele morava com o filho, de 20 anos, conforme o delegado Ayrton Figueiredo, foram localizadas drogas prontas para venda.
“O líder e o filho, que não tenho informações se participava do esquema de extorsão, foram presos em flagrante por tráfico. Havia drogas, munições, dinheiro e anotações do tráfico de drogas”, declarou o titular da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de São Leopoldo.
Ainda de acordo com o policial, os criminosos aterrorizavam as vítimas cobrando um ‘pedágio’ em troca de suposta ‘segurança’. Ultimamente, destacou o delegado, o bando já extorquia os comerciantes sem apresentar qualquer razão para justificar a cobrança.
Até o momento, a Polícia apurou que as extorsões ocorreram em, ao menos, três municípios: Estância Velha, Campo Bom e Novo Hamburgo. No mês passado, uma revenda em Estância Velha chegou a ser apedrejada por conta da falta de pagamento à quadrilha.