Vendas de combustíveis crescem 4,1% no bimestre, diz ANP

Vendas somaram 22,5 bilhões de litros, contra 21,6 bilhões um ano antes.

Foto: Alina Souza/CP/Arquivo

As vendas de combustíveis por distribuidoras no Brasil apresentaram um crescimento de 4,1% no primeiro bimestre deste ano, comparado com igual período do ano passado, com incremento da demanda por gasolina, enquanto as vendas de diesel recuaram. Os dados são da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). No acumulado do primeiro bimestre ao ano, as vendas de combustíveis somaram 22,5 bilhões de litros, contra 21,6 bilhões um ano antes.

Em fevereiro, as vendas cresceram 2,9% comparado com igual mês do ano passado e avançaram 1,45% em relação a janeiro, para 11,3 bilhões de litros. A comercialização de gasolina pelas distribuidoras cresceu 14,4% no bimestre ante o mesmo período do ano passado, para 7,5 bilhões de litros. Em fevereiro, as vendas do combustível somaram 3,8 bilhões de litros, alta de 14% ante um ano antes e avanço de 0,9% em relação a janeiro.

Já as vendas de etanol hidratado, concorrente direto da gasolina nas bombas, caiu 0,8% no primeiro bimestre, ante o mesmo período de 2022, para 2,2 bilhões de litros. As vendas de diesel, combustível mais comercializado do país, caíram 2,3% em janeiro e fevereiro versus um ano antes, para 9,3 bilhões de litros.