Reino Unido Fecha Maior Acordo Comercial de Um País Europeu Com Oriente

Após aderir ao bloco Transpacífico súditos do Rei Charles 3º garantem exportações livre de tarifas para 11 países

Crédito: Abicalçados/Divulgação

O Reino Unido chegou a um acordo para ingressar na aliança comercial transpacífica, chamando-a de seu maior acordo comercial desde que abandonou a zona de livre comércio do Euro.

O R.U. passa ser o primeiro na  Europa, a aderir ao Acordo Abrangente e Progressivo para a Parceria Transpacífica (CPTPP), existente desde 2018. O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, anuncia o que considera ser uma medida histórica que pode agregar um crescimento econômico do R.U. com algo em torno 1,8 Bilhão de Libras a longo prazo. Com o ingresso dos britânicos o bloco passa a significar 15% do PIB global.

O CPTPP é um acordo de livre comércio com 11 membros: Austrália, Brunei, Canadá, Chile, Japão, Malásia, México, Peru, Nova Zelândia, Singapura e Vietnã. Após 21 meses de negociações, o Reino Unido se torna o 12º membro e o primeiro país europeu a fazer parte do CPTPP. Entre o leque de produtos a serem exportados por britânicos ao bloco, destaque para queijo, carros, chocolate, maquinário, gim e uísque.