Os brasileiros vão às compras na Páscoa. Pelo menos é o que constata uma pesquisa feita pela empresa de inteligência analítica Boa Vista, com cerca de 500 entrevistados em todo o Brasil, ao constatar que 63% pretendem fazer compras, percentual que no ano passado foi de 34%. Na comparação interanual, houve um aumento de 29 pontos percentuais entre os consumidores que tinham a intenção de ir às compras em 2022 e os que pretendem ir às compras na Páscoa deste ano. Os que não farão compras na data somam 37%.
Conforme o levantamento, 52% não vão usar linhas de crédito para aumentar as compras da data e outros 25% responderam que, provavelmente, não o fariam. Os demais, 23% farão e, entre esse grupo 25% farão com intuito de pagar dívidas já existentes e outros compromissos financeiros, além das contas de supermercado.
“O aumento na parcela de consumidores que vão as compras se deve, provavelmente, à melhora observada nos números do mercado de trabalho ao longo do último ano, já que a taxa de desemprego caiu e a renda melhorou. É também provável que os consumidores que pretendem recorrer ao crédito na data pertençam ao grupo daqueles que não estão pensando em ir às compras nesta Páscoa, mesmo que tivessem esse hábito”, analisa Flávio Calife, economista da Boa Vista.
Para ele, a melhora nos números de emprego pode não ter chegado a esta parcela de consumidores, que consequentemente sentem mais de perto o impacto da inflação e juros altos e acabam priorizando não só o pagamento de outras contas, como também a compra de produtos de maior necessidade.