PMI do setor de serviços do Brasil sobe para 51,8 em março, diz S&P Global

Crédito: Getty Images/Blend Images

O setor de serviços do Brasil se recuperou e voltou a crescer em março no ritmo mais forte em cinco. O desempenho é fruto do ingressos de novos pedidos, levando a confiança a um pico de cinco meses. É o que revela a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês), levantamento da S&P Global, divulgado nesta quarta-feira, 5. O indicador apontou alta do índice a 51,8 em março, voltando a ficar acima da marca de 50 que separa crescimento de contração e no nível mais alto desde outubro de 2022.

Ainda assim, a S&P Global destacou que, devido à fraqueza no início do ano, a média para o primeiro trimestre de 2023 foi de 50,8 a mais baixa desde o segundo trimestre de 2021 (48,4). As empresas consultadas relataram expansões moderadas na entrada de novos pedidos e na produção, após contrações em fevereiro. Depois de cair pela primeira vez em 22 meses em fevereiro, as vendas subiram em março.

Os níveis de emprego interromperam três meses de cortes de vagas, com expansão em outros segmentos, volumes maiores de novos trabalhos e reajuste de pessoal. O desempenho do setor de serviços garantiu que o Brasil voltasse a mostrar crescimento da atividade empresarial, apesar da contração na indústria. O PMI Composto avançou a 50,7 em março, de 49,7 em fevereiro, a primeira expansão desde outubro.