Capital amplia vacina bivalente contra Covid a pessoas com comorbidades a partir de 40, nesta quinta

Veja detalhes

Foto: Itamar Aguiar/Ascom SES

A partir desta quinta-feira, pessoas com comorbidades de 40 anos ou mais poderão receber a dose da vacina bivalente contra a Covid-19 em Porto Alegre. Na terça, o imunizante havia sido liberado a pessoas na mesma situação, mas da faixa etária de 50 a 59. O novo grupo se soma aos moradores da capital que já podiam receber a vacina atualizada: pessoas com deficiência permanente com 12 anos ou mais, pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas, imunocomprometidos a partir dos 12 anos e profissionais de saúde.

A Secretaria Municipal da Saúde conta com 33 locais aplicando o imunizante (veja abaixo). A abertura de faixas etárias vem sendo feita gradativamente para evitar aglomerações nos pontos de vacinação. Para tomarem a bivalente, os integrantes dos públicos-alvo devem comprovar que completaram o esquema básico da vacina monovalente (duas doses ou dose única, no caso da Janssen), com a última delas recebida há pelo menos quatro meses.

Comorbidades: veja lista

De acordo com definição do Ministério da Saúde expressa na Nota Técnica 17/2023 da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, as comorbidades e condições de saúde que fazem da pessoa de 50 a 59 anos elegível para a vacina, em Porto Alegre, incluem: diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente, hipertensão arterial estágio 3, hipertensão arterial estágio 1 e 2 com lesão em órgão-alvo, insuficiência cardíaca, cor-pulmonar e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatia congênita no adulto, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, doenças neurológicas crônicas e distrofias musculares, doença renal crônica, hemoglobinopatias e disfunções esplênicas graves, obesidade mórbida, síndrome de down e outras síndromes genéticas e doença hepática crônica.

Onde tomar a bivalente em Porto Alegre

Em 33 unidades de saúde, 13 delas atendendo até as 21h: unidades de saúde Navegantes, Campo da Tuca, IAPI, Clínica da Família Álvaro Difini, Clínica da Família José Mauro Ceratti Lopes, Belém Novo, Tristeza, São Carlos, Santa Marta, Modelo (a partir das 8h), Ramos, Morro Santana e Chácara da Fumaça. Outros 19 postos atendem até as 17h: Glória, Nossa Senhora de Belém, Nonoai, Nova Brasília, Sarandi, Jardim Itu, Rubem Berta, Costa e Silva, Nossa Senhora Aparecida, Vila Ipiranga, Vila jardim, Campo Novo, Camaquã, Panorama, Ipanema, Restinga, Lomba do Pinheiro, Ilha dos Marinheiros e Mato Sampaio, além da Moab Caldas (até 19h).

Endereços e horários: confira no link.

Documentação: documento de identidade com CPF e carteira de vacinação. No caso de imunocomprometidos, é preciso apresentar comprovante da condição de saúde por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação. Para profissionais de saúde é necessário apresentar comprovante do vínculo empregatício (crachá, carteira ou contrato de trabalho vigente). No caso de trabalhadores autônomos, entregar cópia da ficha CNES ou alvará do serviço de saúde ou autodeclaração (veja aqui). Já trabalhadores de apoio devem levar declaração de vínculo do trabalhador (veja aqui). Pessoas com deficiência permanente deverão apresentar documento que comprove a condição, como laudo médico, cartões de gratuidade no transporte público, entre outros, válidos independente da data.