O resultado das vendas de Páscoa para o comércio deverá ser positivo. Conforme dados da empresa de inteligência analítica Boa Vista, 63% dos empresários acreditam em aumento do volume dos negócios para a data nesse ano em relação à mesma data do ano passado. Apenas 10% creem em diminuição das vendas, enquanto os 27% restantes esperam vendas iguais. O ticket médio das compras deverá ser de aproximadamente R$ 179. Para a maior parte dos empresários (64%), as vendas de Páscoa devem representar de 1% a 10% do total de vendas no ano.
Conforme o levantamento, 59% dos empresários acreditam que os consumidores irão gastar mais nesta Páscoa em relação à passada. Outros 16% esperam gastos iguais aos do ano passado, enquanto 25% esperam que o consumidor gaste menos em 2023. Um total de 92% dos empresários disseram que vão investir para aumentar as vendas nessa data. A principal ação nesse sentido será vender por meio das redes sociais, seguida de vender pelo próprio site, e criar novas promoções para a data.
“O investimento em canais de venda online continua sendo importante para quem busca atingir seu público-alvo e tornar algumas marcas mais conhecidas no mercado. Boa parte dos empresários ainda considera isso difícil num mercado competitivo, com marcas bem consolidadas, mas a internet e as redes sociais parecem ser os melhores meios de se conseguir isso. Os empresários também apostam num aumento do tíquete médio acima da inflação entre as datas, o que pode estar associado a uma melhora na renda dos consumidores e na taxa de desemprego entre elas”, explica Flavio Calife, economista da Boa Vista.
CANAIS DE VENDA
O e-commerce será o principal canal de vendas da Páscoa, para 39% dos empresários. Porém, as lojas físicas seguem como o canal principal para uma boa parcela dos empresários: 37%. Já 12% vão utilizar ambos os canais, porém com maior foco no físico, e outros 12% farão o mesmo, com foco nas vendas on-line. Questionados pela Boa Vista sobre o porquê de apostar nas redes sociais, as respostas mais citadas foram, nessa ordem: divulgar produtos e serviços, estreitar relacionamento com o cliente e obter inspiração para novas criações.
A Boa Vista também questionou os empresários sobre as expectativas para a retomada econômica em 2023. 28% dos entrevistados disseram estar muito confiantes, enquanto 23% se dizem confiantes. Por outro lado, 29% se consideram pouco confiantes, e 20%, nada confiantes.
De acordo com os empresários, os principais desafios para 2023 são, nessa ordem: conseguir ampliar a sua atuação no mercado; realizar vendas nas redes sociais e driblar a inadimplência do negócio. Além disso, 73% dos empresários ouvidos afirmaram que vão precisar de crédito para alavancar os negócios. Dentre eles, 81% vão procurar crédito nos bancos.