Startup aposta na tecnologia como aliada na competitividade tributária

Plataforma digital intuitiva viabiliza a diminuição do tempo gasto com rotinas tributárias

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Com um dos sistemas tributários mais complexos do mundo, as empresas brasileiras gastam mais de 1,5 mil horas por ano somente para pagamento de impostos, enquanto a média mundial é de 200 horas. Com esse resultado, o Brasil ocupa a 184ª posição entre 190 países avaliados quando o tema é facilidade para pagamento de tributos. Os dados estão na pesquisa Doing Business, do Banco Mundial, e reacendem a importância de uma Reforma Tributária que, além de reduzir a carga de tributos, possa simplificar o sistema.

Para ajudar as mais de 5 milhões de pequenas e médias empresas brasileiras na apuração dos tributos, a startup de tecnologia para a área contábil e tributária Tax Strategy criou uma plataforma digital intuitiva, viabilizando a diminuição do tempo gasto com essas rotinas.

“O custo da conformidade tributária pode ser muito alto para empresas de todos os tamanhos, especialmente para pequenas empresas que não têm o mesmo nível de recursos que as grandes empresas para lidar com a questão. Além disso, o custo da conformidade tributária não se limita apenas aos custos diretos, como honorários de contabilidade e despesas com software de contabilidade, mas também inclui custos indiretos, como a perda de tempo e produtividade”, explica o CEO da startup, Helder Santos.

Segundo ele, o custo para atender a complexidade tributária é altamente regressivo, ou seja, afeta, principalmente, empresas com menos capacidade financeira. “Por vezes, esse custo chega a representar 5% do faturamento. Isto porque a exigência do Fisco é semelhante para empresas de portes diferentes. Logo, grandes empresas acabam investindo mais, em valores absolutos, mas esses gastos têm menor impacto no seu nível de faturamento”, explica.

SOLUÇÃO

Com um investimento mensal de R$ 59,90, a startup auxilia empresas de todos os portes, tendo entre seus clientes desde gigantes como a Porsche, Acer e Souza Cruz, até empresas menores. “Temos o sistema tributário mais complexo do mundo, o que tira a competitividade das empresas para atuação tanto no mercado interno quanto internacional. A Tax Strategy, por meio de consultoria especializada e tecnologia, tem o objetivo de tirar o Brasil dessa posição”, avalia o CEO. Segundo Santos, a plataforma não é a única a atuar no País, mas é a mais acessível. “A média de investimento mensal dessas plataformas, no mercado, é de R$ 5.000. O nosso objetivo é tornar a plataforma acessível para todas as empresas”, conta.

Para potencializar a plataforma, e também torná-la acessível para todos os players, a Tax Strategy anunciou, recentemente, uma parceria com a Unidade Acadêmica de Sistemas e Computação (UASC) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), contrato que representa investimento de R$ 500 mil em tecnologias, com subsídio de 70% oferecido pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).