Sindisaúde-RS protesta no Instituto de Cardiologia e sinaliza greve, em Porto Alegre

Manifestação pede pagamento de salários em dia, além de melhoria estrutural

Foto: Reprodução Google Maps.//

O Sindisaúde-RS realizou, nesta terça-feira, uma manifestação nos fundos do Instituto de Cardiologia (IC), em Porto Alegre, para protestar contra o que considera demandas não atendidas pela Fundação Universitária de Cardiologia (IC-FUC), mantenedora da instituição. Participaram do ato trabalhadores do local. Na quinta-feira, o sindicato vai ter assembleia geral extraordinária para decidir pela decretação de greve no Cardiologia, embora, de acordo com a entidade, haja disposição da Fundação para resolver as questões.

O presidente do Sindisaúde, Julio Jesien, ressalta também que há uma preocupação do sindicato sobre falta de elevadores para acesso aos vestiários e falhas na quitação das férias dos trabalhadores.

No mês passado, o Cardiologia atrasou três dias para o pagar a folha, e a gestão, conforme o Sindisaúde, precisou utilizar verbas da folha deste mês para quitar o vencimento anterior. A expectativa, agora, é saber se o impasse vai se repetir no quinto dia útil.

As negociações de demandas em geral junto ao Cardiologia ocorrem desde janeiro. Já em fevereiro, foram resolvidas questões relacionadas aos bebedouros da instituição, bem como questões relacionadas aos hospitais cardiológicos de Viamão e Alvorada, também geridos pela Fundação.

Também há falta de insumos básicos na unidade de Porto Alegre, de remédios a pano para limpar o chão. A situação também levada à reportagem do Correio do Povo pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers).

ProcuradA para comentar, a Fundação ainda não se manifestou.