Indicador de desempenho do comércio cai 2,3% em fevereiro, diz Boa Vista

No resultado acumulado em 12 meses, o indicador ainda registra avanço de 1,5%

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O indicador antecedente Boa Vista de Movimento do Comércio, que monitora o desempenho das vendas no varejo por todo o país, apresentou um recuo de 2,3% em fevereiro, após avanço de 1,2% em janeiro. No resultado acumulado em 12 meses, o indicador registra avanço de 1,5%, enquanto na comparação interanual, apresenta queda de 1,8%.

O resultado no ano, considerando apenas os dados do primeiro bimestre, é de queda de 0,1%. Na média do trimestre móvel encerrado em fevereiro, o índice aponta para alta de 1,5% em relação ao trimestre encerrado em novembro, em número com ajuste sazonal.

Conforme Flávio Calife, a explicação é que alguns comércios ficaram fechados durante o Carnaval e isso, como era de se esperar, teve um impacto sobre o volume. “Isso foi pontual, o maior destaque é a tendência de longo prazo do indicador, que vinha numa trajetória ascendente desde o último trimestre do ano passado e agora parece ter encontrado um ponto de inflexão”, afirma o economista.

Na avaliação da Boa Vista, o quadro condiz com a expectativa para o ano de desaceleração do varejo em um cenário que combina inflação e juros altos. “O setor também deve sentir o efeito do menor crescimento que é esperado no crédito e de um mercado de trabalho menos aquecido”, acrescenta Calife.