Conta de luz terá bandeira verde em abril, diz Aneel

Expectativa da agência é de acionamento deste tipo de bandeira durante todo o ano de 2023

Foto: R7 / Divulgação / CP

A conta de luz seguirá com a bandeira verde em abril, sem cobrança extra. A informação foi comunicada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) pois dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) mostram que os reservatórios do país estão com nível alto de armazenamento, entre 82,96% e 97,66%, dependendo da região.

Se o nível dos reservatórios é baixo, as hidrelétricas passam a gerar menos energia, e o operador acionar as usinas termelétricas para garantir eletricidade ao país, que são mais caras que as hidrelétricas e aumentam o custo de geração de energia do país. O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela Aneel para sinalizar o custo da geração de energia.

Quando o custo de produção aumenta, a agência pode acionar as bandeiras amarela ou vermelha patamar 1 ou 2 — que representam custo extra ao consumidor. A bandeira verde, em vigor desde abril do ano passado, não acrescenta custos às tarifas dos consumidores de energia.

“A Aneel atualiza constantemente suas projeções de acionamento das bandeiras tarifárias e, com os dados até aqui realizados, se considera bastante provável o acionamento da bandeira verde para todo o ano de 2023”, disse a agência em nota.