Dengue: Vila João Pessoa terá pulverização de inseticida nesta segunda na Capital

Entre os dias 27 de 31 de março, o número de casos confirmados de dengue praticamente dobrou, passando de 98 a 189, em Porto Alegre.

Foto: Cristine Rochol/PMPA

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) realiza nova operação de pulverização de inseticida – chamada de bloqueio químico – em ruas do bairro Vila João Pessoa nesta segunda-feira (3), a partir das 8h30. Operações estão sendo realizadas, especialmente na região Leste da cidade, com objetivo de diminuir a população adulta de Aedes aegypti e, desta forma, o risco de transmissão viral no bairro.

A equipe tem acompanhamento de funcionários da empresa contratada para a pulverização e de agentes de combate a endemias devidamente identificados, com crachás e coletes. A saída da ação será na altura do número 1.160 da Avenida Veiga. Um perímetro com raio de 150 metros a partir de um ponto da rua Campo da Tuca será pulverizado. As ruas e avenidas principais do perímetro são: Veiga, Campo da Tuca, Tuca, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, entre outras do raio.

Dados

Entre os dias 27 de 31 de março, o número de casos confirmados de dengue praticamente dobrou, passando de 98 a 189, em Porto Alegre. Os dados aparecem no painel de casos da doença, atualizado diariamente pela Secretaria Estadual da Saúde (SES-RS). De acordo com o levantamento, 92,5% dos casos da capital (175) foram autóctones, quando o paciente se infecta sem viajar, o que denota um nível de infestação maior pelo mosquito Aedes aegypti, que transmite, ainda, o zika vírus e a febre chikungunya.

A Zona Leste de Porto Alegre concentra o maior número de casos. Com alto índice de infestação, aumenta o risco de transmissão do vírus da dengue na cidade. A dengue é transmitida pela picada da fêmea de um mosquito infectado com o vírus. “Um mosquito saudável que pique uma pessoa infectada com o vírus será infectado e depois continuará o processo de transmissão para outras pessoas”, enfatiza o diretor da DVS, Fernando Ritter. A dengue não é transmitida de uma pessoa para outra.

Com a alta das infecções, Porto Alegre subiu, do sexto para o quarto lugar no ranking estadual da dengue em 2023. Encantado, no Vale do Taquari, lidera com 835 dos 2.799 casos confirmados, em todo o Rio Grande do Sul, desde janeiro. Na sequência, Ijuí registra 311, e Não Me Toque, 192.