Termina hoje o prazo para entrega de Defis de optantes do Simples Nacional

Plataforma e-CAC usada para entrega do documento vem apresentando instabilidade

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Termina nesta sexta-feira, 31, o prazo para entrega da Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (Defis) referente ao ano-calendário 2022, documento obrigatório para empresas optantes pelo Simples Nacional em pelo menos um período de apuração durante o ano passado. A plataforma e-CAC, utilizada para fazer a Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (Defis), vem apresentando instabilidades nos últimos dias, o que tem feito com que muitos usuários não tenham conseguido acessar o sistema para enviar suas declarações dentro do prazo previsto.

Para enviar a Defis, é importante que todas as declarações mensais no Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional – Declaratório (PGDAS-D) tenham sido transmitidas. A omissão pode impedir a apuração dos períodos de apuração a partir de março/2023 no PGDAS-D.

Caso a empresa tenha passado por alguma situação especial, como fusão ou incorporação, é necessário entregar a Defis – Situação Especial até o último dia do mês subsequente ao evento. Se acontecerem no primeiro quadrimestre do ano-calendário, a declaração deve ser entregue até o último dia do mês de junho.