O governador Eduardo Leite assinou, nessa quinta-feira, a ordem de início do contrato de iluminação da ERS 118, em Gravataí, na região Metropolitana. O Estado vai investir de R$ 15 milhões na implantação de 1.055 postes e 1.722 luminárias no trecho de 22,5km entre a BR-116, em Sapucaia do Sul, e a FreeWay (BR-290).
O prazo de conclusão dos trabalhos é de cinco meses. A instalação dos postes e das luminárias, no canteiro central, começou nessa quinta com o primeiro deles instalado em frente ao posto do 3º Batalhão Rodoviário da Brigada Militar, no km 11 na 118.
“Essa iluminação vai trazer segurança viária e embelezar essa grande obra de infraestrutura. Sem dúvida nenhuma vai ajudar no desenvolvimento. Segurança e capacidade de escoar a produção sem problemas é um diferencial competitivo”, declarou o governador.
Em 2020, o governo finalizou a duplicação do trecho, após mais de duas décadas de espera. “É uma rodovia muito importante não só para a região, mas para o Rio Grande do Sul. Já havíamos entregue a duplicação. Agora, tivemos mais um avanço. Estamos cumprindo mais uma etapa importante”, reforçou o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, que também participou da assinatura de contrato.
Ainda em Gravataí, a comitiva vistoriou o andamento das obras na interseção da ERS-118 com a ERS-030. No trecho, está em construção uma trincheira no acesso ao Distrito Industrial e um viaduto junto à avenida Centenário. Iniciado no segundo semestre de 2022, o trabalho ocorre em uma extensão de cerca de 1 quilômetro e conta com investimento de cerca de R$ 28 milhões.
De acordo com o Daer, a obra, prevista para terminar em 2024, é fundamental para dar fluidez ao trânsito na região.