Os quatro indicados pelo governador Eduardo Leite (PSDB) para ocuparem espaços de liderança em bancos públicos foram sabatinados pela Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira. Em duas reuniões extraordinárias, a Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle ouviu o ex-governador Ranolfo Vieira Júnior e o ex-secretário da Fazenda Leonardo Busatto, indicados para cargos de diretoria no BRDE, além do ex-secretário de Planejamento, Claudio Gastal, e de José Luis da Silva Nunes, que Leite indicou para a diretoria do Badesul.
Após as sabatinas, foram distribuídas as relatorias para cada indicação. O deputado Eduardo Loureiro (PDT) vai relatar a de Busatto; Joel Wilhelm (PP) assume a de Gastal; Frederico Antunes (PP) a de Ranolfo; e Miguel Rossetto (PT) a de Silva Nunes.
Durante a sessão, além de elogios e questionamentos, os sabatinados receberam sugestões, como a de que indiquem mulheres para cargos de gestão em bancos públicos, e a de que criem políticas públicas voltadas para o empreendedorismo feminino. A manutenção dos bancos públicos também pautou a fala de parte dos parlamentares.