Turismo injeta US$ 1,1 bi na economia no primeiro bimestre, diz Embratur

Brasil registra 1,5 milhão de turistas estrangeiros no período

Crédito: Getty Images/iStockphoto

O Carnaval de 2023 trouxe grande fôlego para o setor turístico do Brasil em fevereiro, em especial para o turismo internacional. Conforme dados do Banco Central, os turistas estrangeiros injetaram US529 milhões na economia nacional no segundo mês do ano. A cifra representa o melhor resultado registrado em fevereiro dos últimos quatro anos. Na comparação com 2022, a movimentação é 10,6% maior. Quando comparado com 2021, a alta é de quase 50%.

Levando em conta o primeiro bimestre, o Brasil registrou a entrada de 1,5 milhão de turistas estrangeiros, que movimentaram US 1,1 bilhão na economia nacional. O dado de viajantes registrados pela Polícia Federal é o maior da série histórica iniciada em 2019, até então o melhor ano, quando 1,4 milhão entraram no país. Nesses dois primeiros meses, os turistas estrangeiros deixaram no país US 1,1 bilhão, o que supera a cifra dos dois primeiros meses de 2020 (US 1,060 bilhão), quando ainda não havia pandemia.

Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a entrada de dólares na economia com o turismo internacional (US 604 milhões em janeiro e US 529 milhões em fevereiro) tem ajudado o país a gerar emprego e renda.

NOVA GESTÃO

A estruturação dos destinos é um dos eixos estratégicos lançados pelo Ministério do Turismo para os primeiros 100 dias de governo. Entre as ações do plano está o financiamento de obras de infraestrutura turísticas pelo país, com um olhar atento para a retomada de obras paralisadas.

Uma ação já em andamento é o edital para seleção de cidades que participarão do projeto de implantação da Rede de Cidades Criativas, que vai selecionar 10 cidades (pelo menos uma de cada região) que terão consultoria na construção de um Plano de Transformação e apoio no planejamento de um sistema de gestão de Destinos Turísticos Inteligentes. Os interessados podem se inscrever até 21 de abril.