Fundadora do South Summit diz ser um privilégio realização do evento em Porto Alegre

Maria Benjumea foi a criadora do maior evento de tecnologia e inovação do mundo, 10 anos atrás, na Espanha

Foto: Cesar Lopes/PMPA

Antes e depois da abertura dos portões, o South Summit registrou grande movimento no Cais Mauá, em Porto Alegre. 20 mil pessoas são esperadas nos três dias do evento, que ocorre entre esta quarta e sexta-feira, reunindo speakers, startups, empresas e investidores de destaque no mundo todo.

Criado há 10 anos por Maria Benjumea, em Madri, na Espanha, o South Summit é líder no ecossistema de inovação e empreendedorismo global. O ano de 2023 marca a segunda edição na capital gaúcha e a previsão é que até 2027 siga ocorrendo em Porto Alegre. Presente no evento nesta quarta, a fundadora declarou que não esperava no início a dimensão que tomou o South Summit.

“Não, nosso sonho sempre era unir a gente e os distintos fatores sempre para nós desde o primeiro, porque nós somos Ibero-América, somos absolutamente dessa maravilhosa e grandíssima família, com a qual sempre consideramos que fosse extraordinário para todos, que através da Espanha, de Madri, da Europa poderíamos conectar as grandes nações entre si, sobretudo”, declarou Benjumea.

À vontade na capital gaúcha, Maria Benjumea declarou ser um privilégio a realização do South Summit em Porto Alegre, elogiou a vocação inovadora da cidade e o empenho do governador Eduardo Leite em sediar o evento no RS. “Desde o ano de 2019 que queria trazer a Porto Alegre o grande encontro de inovação e então de juntarmos todos os atores do ecossistema e o que sempre nós do South Summit queríamos, nós somos onde estamos e aqui somos claramente Brasil, Rio Grande do Sul e Porto Alegre”, completou.

Além das atividades no Cais Mauá, a South Summit Brazil 2023 vai se estender para o 4º Distrito de Porto Alegre com atrações do chamado Night Summit, um circuito noturno de gastronomia, música e entretenimento.