Mutirão nacional de renegociação de dívidas termina na sexta

Podem ser negociadas dívidas no cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado

Dinheiro

Termina nesta sexta-feira, 31, o Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira, uma ação conjunta que reúne a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Banco Central, Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons. Durante a negociação, as instituições oferecem condições especiais para que o consumidor possa organizar a sua vida financeira.

Segundo a Febraban, a renegociação de dívida acontece com alongamento de prazos, redução de taxas, alteração nas condições de pagamento, obtenção de recursos adicionais ou, ainda, a migração para outras modalidades de crédito mais baratas. Depende de cada instituição, que define as regras e condições a serem ofertadas ao consumidor.

Podem ser negociadas dívidas no cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outras modalidades, exceto aquelas que tenham bens dados em garantia (como veículos, motocicletas e imóveis). A negociação pode ser feita diretamente nos canais oficiais da instituição credora ou pelo portal Consumidor.gov.br.

“O mutirão promove educação financeira, o acesso ao crédito responsável e a reinserção do consumidor no mercado por meio da renegociação das suas dívidas”, explica Amaury Oliva, diretor executivo de Cidadania Financeira da Febraban.

No último mutirão, realizado em novembro do ano passado, 2,325 milhões de contratos foram renegociados pelos bancos.