O lucro líquido da gaúcha Josapar, uma das maiores companhias beneficiadoras de arroz do país e dona da marca Tio João, caiu 0,7% em 2022, na comparação com o ano anterior, para R$ 30,54 milhões. O resultado antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) foi de R$ 146 milhões, representando 6,5% das vendas líquidas. No exercício anterior, o Ebitda ficou em R$ 101 milhões ou 5% das vendas líquidas.
“A conjuntura de oferta e demanda, volatilidade dos preços da matéria prima e a participação do segmento de insumos agrícolas influenciaram nas margens e na rentabilidade”, menciona o relatório da companhia. As vendas brutas da Josapar cresceram 12% no ano passado ao somarem R$ 2,4 bilhões. Desse total, 40% foram provenientes do arroz branco; 39% da comercialização de adubos para os produtores; 8% de arroz parboilizado; 6% da receita foi proveniente do que a empresa chama de valor agregado; 2%, feijão; 2% imóveis e o restante entra como “outros”.
A companhia exportou R$ 176 milhões em 2022, equivalentes a 8% da receita total e mesmo percentual do ano anterior, quando exportou R$ 156 milhões, e impactado pela cotação do dólar. No encerramento do exercício o endividamento bancário líquido da Josapar, considerando inclusive os financiamentos para investimentos, foi de R$ 644 milhões.
As despesas financeiras líquidas no exercício foram de R$ 85 milhões, na comparação com R$ 27 milhões do ano anterior, efeitos da Selic média de 13% a.a. em 2022 e 5% ao ano de 2021. “Considerando o saldo do endividamento bancário líquido e subtraindo deste valor as contas de clientes, estoques e adiantamentos fornecedores e somando a conta de fornecedores o saldo ajustado é um capital de giro próprio de R$ 243 milhões. O nível de endividamento líquido da Josapar está em linha com a estratégia operacional da companhia”, disse a empresa.