Dia para ata do Copom e números de empregados e desempregados em fevereiro

Documento do Comitê vai justificar as razões para a manuntenção da taxa de juros em 13,75%

Foto: Marcello Casal Jr./ABr

A manhã desta terça-feira, 28, será marcada pela divulgação da ata do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central. Na semana passada, ao final da reunião, o Comitê deu sinais de que poderia retomar a trajetória de aumento da taxa básica de juros (Selic), e o documento a ser divulgado hoje pode justificar a manutenção dos juros em 13,75%. De outro lado, o Ministério da Fazenda espera uma suavização no discurso da autarquia.

No centro do equilíbrio entre os dois cenários está o conteúdo do arcabouço fiscal e sua auteridade. Analistas de mercado apontam que, se o BC sinalizar uma possível redução de juros nos próximos meses sem a divulgação da nova regra fiscal, há risco de frustrar as expectativas sobre o patamar da Selic e da inflação.

O dia também vai ser marcado pelos dados do novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O Ministério do Trabalho e Emprego divulga, às 14h, os dados referentes ao mês de fevereiro. As expectativas dos analistas apontam para a criação de 156,5 mil postos de trabalho formais, podendo variar entre 124,7 mil e 261,4 mil vagas.