Depois de cinco anos fechado, serviço de doação de sangue do HPS de Porto Alegre volta a funcionar

Saiba como ajudar

Foto: Divulgação/HPS

Depois de cinco anos fechado, o serviço de doação de sangue do Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre voltou a funcionar, na manhã desta terça-feira. Para marcar a reabertura do serviço, a Secretaria Municipal da Saúde convidou o humorista Jair Kobe, que interpreta o Guri de Uruguaiana, que realizou a primeira doação. A partir desta quarta, qualquer pessoa que atenda aos requisitos pode também doar, no período da manhã, das 8h às 12h.

A expectativa é de atender de 16 a 20 pessoas por dia em um primeiro momento e, depois, ampliar para o período da tarde. O serviço não funciona aos fins de semana. Cada doação de sangue pode ajudar até quatro pessoas, como lembra a diretora-geral do HPS, a enfermeira Tatiana Breyer.

Para doar é necessário que o paciente esteja em boa condição de saúde, pese mais de 50 quilos, tenha entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 devem ter autorização de um responsável), ter dormido no mínimo seis horas nas últimas 24 horas e não fazer uso de drogas ilícitas injetáveis, entre outras recomendações.

O HPS orienta que o agendamento seja feito, preferencialmente por WhatsApp, no número (51) 99531 0585. Se alguém chegar de forma espontânea, também vai ser atendido.

O serviço ficou fechado desde 2018. Nesse período, a SMS qualificou e renovou os equipamentos, e treinou e capacitou funcionários, conforme a diretora-geral.

SERVIÇO
O que: doação de sangue
Onde: segundo andar do Hospital de Pronto Socorro, no Largo Teodoro Herzl, s/nº – Bom Fim.
Horário: de segunda a sexta, das 8h às 12h
Agendamento prévio: (51) 99531 0585