Confiança do consumidor melhora em março, diz FGV

Indicador teve alta de 2,5 pontos neste mês, para 87,0 pontos

Foto: Guilherme Almeida/Correio do Povo

A confiança dos consumidores brasileiros apresentou recuperação em março após duas quedas consecutivas. Entretanto, a tendência para os próximos meses segue incerta. A informação foi divulgada nesta segunda-feira, 27, pela Fundação Getulio Vargas (FGV). O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da FGV teve alta de 2,5 pontos neste mês, para 87,0 pontos, movimento que foi atribuído pela instituição a uma melhora da percepção sobre o momento presente e também sobre os próximos meses.

O Índice de Situação Atual (ISA) avançou 2,7 pontos em março, para 72,0 pontos, o melhor resultado desde outubro passado (74,5 pontos). Já o Índice de Expectativas (IE) subiu 2,2 pontos, para 98,0 pontos.

“Contudo, apesar do resultado positivo, os movimentos são bastante heterogêneos e talvez contraditórios entre faixas de renda, o que ainda dificulta a sinalização de uma tendência mais clara para os próximos meses”, ponderou em nota Viviane Seda Bittencourt, coordenadora das sondagens.

Para ela, o cenário econômico se mantém com taxas de juros elevadas, resiliência da incerteza e desaceleração do mercado de trabalho com redução da atividade. “Sem alterações significativas, é possível continuar patinando em torno de um mesmo patamar de confiança nos próximos meses”, diz.