Saúde volta ao bairro Vila São José para aplicar inseticida contra o mosquito da dengue

Porto Alegre segue na sexta posição do RS em número de confirmações: 98 desde janeiro

Diretoria de Vigilância em Saúde coordena aplicação das pulverizações - Foto: Cristine Rochol / Prefeitura de Porto Alegre / CP

A Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) da capital retorna, nesta terça-feira, ao bairro Vila São José, na zona Leste, para operação de bloqueio químico, com aplicação de inseticida contra o mosquito da dengue. A ação havia sido cancelada, na semana passada, em função da falta de segurança na região.

A iniciativa dá continuidade às ações que vêm sendo realizados pela DVS para reduzir a população adulta do mosquito Aedes aegypti diminuindo, assim, o risco de transmissão do vírus a moradores do bairro. A zona Leste da cidade concentra o maior número de casos de dengue em 2023.

No mapa estadual, Porto Alegre segue na sexta posição do ranking, com 98 registros de dengue, sendo 83 autóctones – quando o paciente adoece sem viajar. Encantado ainda lidera com 652 casos, seguido de Ijuí (168), Ibirubá (131), Não-Me-Toque (115) e Jóia (101).

A operação no Vila São José, prevista para começar às 8h30min, vai ter como ponto de partida a rua Primeiro de Setembro, na altura do número 401, e abrange parte das ruas Primeiro de Setembro, Primeiro de Março e Santo Alfredo. Depois, continua nas ruas Santa Maria, Saldanha da Gama, Vidal de Negreiros e Martins de Lima. Em caso de chuva, a operação pode ser cancelada. Os agentes vão percorrer a área usando crachás e coletes.

Pessoas que tiverem sintomas compatíveis com a dengue, como febre alta acompanhada por dor no corpo, dor de cabeça, náuseas, vômitos ou dor atrás dos olhos devem procurar atendimento o mais rapidamente possível a partir do início dos sintomas, para realização de teste quando houver indicação do profissional de saúde.