Porto Alegre libera vacina bivalente contra a Covid-19 a pessoas com deficiência a partir de segunda-feira

Veja detalhes

Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre informou, nesta sexta-feira, que amplia o público apto a receber a vacina bivalente contra a Covid-19 a partir de segunda-feira, incluindo pessoas com deficiência permanente com 12 anos ou mais.

A dose segue disponível, em 33 locais, para pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas, imunocomprometidos com 12 anos ou mais e profissionais de saúde. A abertura de faixas etárias vem ocorrendo gradativamente para evitar aglomerações em locais de vacinação.

A SMS mantém, na semana que vem, o fechamento temporário do Shopping João Pessoa como ponto de imunização. Enquanto o local estiver inoperante, o atendimento continua na Unidade de Saúde Modelo, das 8h às 21h.

Fique atento

A dose bivalente é uma versão atualizada da vacina usada na campanha iniciada em 2021, elaborada a partir da variante original do coronavírus e da variante Ômicron – de maior circulação no momento.

Para receber essa dose, a pessoa precisa ter concluído, pelo menos, o esquema primário da vacinação contra a Covid-19 com as doses monovalentes. Além disso, a aplicação da dose mais recente deve ter ocorrido há, pelo menos, quatro meses.

Doses monovalentes

Ainda na capital, a campanha com a vacina monovalente prossegue, incluindo a aplicação da quarta dose para pessoas com idade a partir de 18 anos e que tomaram a terceira há mais de quatro meses. Bebês a partir de seis meses até menores de 3 anos também já podem ser imunizados contra a Covid-19.

Veja detalhes sobre a campanha da dose bivalente

Público: idosos com 60 anos ou mais, imunocomprometidos com 12 anos ou mais, gestantes e puérperas, profissionais de saúde, todos com esquema vacinal primário completo

Onde: 33 unidades de saúde – 13 delas atendendo até as 21h: unidades de saúde Navegantes, Campo da Tuca, IAPI, Clínica da Família Álvaro Difini, Clínica da Família José Mauro Ceratti Lopes, Belém Novo, Tristeza, São Carlos, Santa Marta, Modelo (a partir das 8h), Ramos, Morro Santana e Chácara da Fumaça. Outros 19 postos atendem até as 17h: Glória, Nossa Senhora de Belém, Nonoai, Nova Brasília, Sarandi, Jardim Itu, Rubem Berta, Costa e Silva, Nossa Senhora Aparecida, Vila Ipiranga, Vila Jardim, Campo Novo, Camaquã, Panorama, Ipanema, Restinga, Lomba do Pinheiro, Ilha dos Marinheiros e Mato Sampaio, além da Moab Caldas (até 19h).

Endereços e horários: confira aqui.

Documentação: documento de identidade com CPF e carteira de vacinação. No caso de imunocomprometidos, é preciso apresentar comprovante da condição de saúde por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação. Para profissionais de saúde é necessário apresentar comprovante do vínculo empregatício (crachá, carteira ou contrato de trabalho vigente). No caso de trabalhadores autônomos, entregar cópia da ficha CNES ou alvará do serviço de saúde ou autodeclaração (veja aqui). Já trabalhadores de apoio devem levar declaração de vínculo do trabalhador (veja aqui). Pessoas com deficiência permanente deverão apresentar documento que comprove a condição, como laudo médico, cartões de gratuidade no transporte público, entre outros, válidos independente da data.

Profissionais de saúde: podem tomar a bivalente aqueles que trabalhem em estabelecimentos de assistência, vigilância à saúde, regulação e gestão, além dos profissionais de saúde liberais ou de estabelecimentos de saúde, com atividade assistencial direta e presencial voltada à saúde humana: médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física, médicos veterinários e respectivos técnicos e auxiliares que atuem em serviços voltados ao atendimento da saúde humana, como em hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios, farmácias, consultórios para atendimento à saúde de pessoas. Também podem se imunizar aqueles profissionais que atuem em cuidados domiciliares (exemplos: programas ou serviços de atendimento domiciliar, cuidadores de idosos, doulas/parteiras), funcionários do sistema funerário, Instituto Médico Legal e Serviço de Verificação de Óbito, acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios (acima de 18 anos).

Pessoa com deficiência permanente: aquela com impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir a participação plena e efetiva da pessoa na sociedade em igualdade de condições com as demais. Esse grupo abrange pessoas com limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas; indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir, mesmo com uso de aparelho auditivo; indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar, mesmo com uso de óculos; indivíduos com alguma deficiência intelectual permanente que limite as atividades habituais, como trabalhar, ir à escola ou brincar.