As locadoras em operação no Brasil investiram R$ 55,2 bilhões na compra de carros em 2022, respondendo por 30,1% de todos os automóveis e utilitários leves zero quilômetro vendidos pelas montadoras no país. Segundo balanço divulgado nesta quinta-feira, 23, pela Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), o setor comprou 590,5 mil carros no ano passado, um crescimento de 33,6% em relação às compras feitas em 2021.
O investimento das locadoras em cada carro foi, em média, de R$ 93,6 mil, sendo o Gol, que deixou de ser fabricado em dezembro, o modelo mais comprado por elas, somando 45,8 mil unidades em 2022. A frota das locadoras, segundo a Abla, teve um aumento de 26,2% em 2022, passando de 1,4 milhão de carros, dos quais 5,7 mil são automóveis híbridos ou elétricos.
O balanço da associação mostra também que as locadoras terminaram o ano passado com 89,6 mil pessoas empregadas, 4,7% a mais do que em 2021. Já o faturamento bruto do setor, impactado pelo realinhamento das tarifas de locação e do aumento do número de empresas e veículos na frota, chegou a R$ 36,8 bilhões.