Mais 19 cidades gaúchas estão aptas a implantar sistema 5G

Solicitação pode ser feita a partir de segunda-feira, 27

Digital Day, exposição de tecnologia 5G, acontece no Salão Negro do Congresso Nacional

A partir da próxima segunda-feira, 27, as operadoras de 5G podem solicitar a implantação da infraestrutura de quinta geração de redes móveis em 19 cidades gaúchas. A decisão ocorreu durante a reunião do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), criado pelo Edital do 5G. O Ministério das Comunicações (MCom) integra o grupo.

O Rio Grande do Sul é o estado que recebeu o maior número de autorizações, totalizando 19 municípios beneficiados. São eles: Alto Feliz, Arroio do Padre, Barão, Cristal, Gramado, Harmonia, Maquiné, Pareci Novo, Pelotas, Picada Café, Rio Grande, Riozinho, Salvador do Sul, Santa Maria, São José do Norte, São José do Sul, São Pedro da Serra, Tupandi e Uruguaiana.

 

AUTORIZAÇÕES

 

No total, 682 municípios já efetuaram a limpeza da Faixa de 3,5 GHz e estão aptas a implementar o serviço. A estimativa é de que ao final deste semestre, cerca de 1,6 mil cidades já tenham sido liberadas para receber a infraestrutura da rede 5G.

As autorizações ocorrem quando concluída a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku. O edital do leilão também garantiu investimento das operadoras vencedoras para distribuição de kits para recepção aos cadastrados no CadÚnico — lista de beneficiários dos programas sociais do Governo Federal.

A liberação da faixa não implica na instalação imediata das redes do 5G nas localidades, pois, de acordo com o edital, os compromissos estão programados para vencer a partir de 2025. A instalação antecipada de estações do 5G nessas cidades depende do planejamento e interesse de cada prestadora.