Leite elenca obras federais prioritárias com bancada gaúcha em Brasília

Líder do bloco, deputado Carlos Gomes sugere criação de fundo de financiamento

Foto: Jorge Fuentes / Divulgação

Em passagem por Brasília, nessa quarta-feira, o governador Eduardo Leite (PSDB) apresentou à bancada gaúcha um ofício com as principais obras federais a serem realizadas no Rio Grande do Sul. O documento, que já havia sido entregue ao presidente Lula (PT), em janeiro, durante reunião com o Fórum dos Governadores, lista melhorias na infraestrutura do modal rodoviário.

O documento elenca a extensão da BR-448, de Sapucaia do Sul ao município de Portão, a ampliação da capacidade da BR-116 nos complexos Sinos-Scharlau e Esteio, a conclusão da duplicação da BR-116, de Guaíba a Pelotas, a duplicação do Lote 4 da BR-392, no acesso ao Porto do Rio Grande, a execução da ponte Rio Grande-São José do Norte, a duplicação de quatro lotes da BR-290 e a conclusão da nova ponte do Guaíba.

Além disso, a relação aponta obras de integração com o Mercosul, contemplando Ponte Porto Xavier-San Javier (Argentina), a Ponte Jaguarão-Rio Branco (Uruguai), a requalificação da Ponte Uruguaiana-Paso de Los Libres, a dragagem da hidrovia da Lagoa Mirim (Brasil-Uruguai) e viabilização do gasoduto Vaca Muerta-Porto Alegre.

Para o líder da bancada gaúcha no Congresso, Carlos Gomes (Republicanos), todas as obras são consideradas “prioridades”. O deputado federal aproveitou a oportunidade para apresentar a ideia da criação de um fundo constitucional de financiamento da Região Sul.

A ideia é que o dispositivo permita a implementação de uma política de obras para o desenvolvimento estruturante nas comunidades em situação de maior vulnerabilidade social do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

“As unidades da federação não vêm sendo contempladas pela União com a mesma proporção com que contribuem para a arrecadação de impostos. Existem regiões, como a metade sul do RS, que carecem de investimentos para a promoção do crescimento econômico e social”, argumentou Gomes.