Fed volta a subir taxa de juros americana em 0,25 ponto percentual

Os juros passam para um intervalo anual de 4,75% a 5%

Crédito: Freepik

O Federal Reserve deu sequência ao ciclo de aperto monetário e elevou a taxa básica de juros dos Estados Unidos em 0,25 ponto percentual após reunião desta quarta-feira, 22, para um intervalo de 4,75% a 5% ao ano. Conforme comunicado da autoridade monetária dos EUA, a decisão foi unânime. A decisão veio em linha com a expectativa da maioria do mercado.

“Indicadores recentes apontam crescimento modesto do gasto e da produção. Os ganhos de empregos aumentaram nos últimos meses e estão ocorrendo em um ritmo robusto; a taxa de desemprego manteve-se baixa. A inflação continua elevada”, diz o comunicado que acompanha a decisão.

Na reunião do último mês de fevereiro, a autoridade monetária já havia reduzido o compasso de alta dos Fed funds, fazendo um primeiro ajuste de 25 pontos base. Em dezembro de 2022, o ajuste foi de 50 pontos base e, antes disso, foram quatro altas consecutivas de 75 pontos.

Conforme o Fed, o sistema bancário dos EUA é sólido e resiliente. “Acontecimentos recentes devem resultar em condições de crédito mais restritivas para famílias e empresas e pesar na atividade econômica, nas contratações e na inflação. A extensão desses efeitos é incerta. O Comitê permanece altamente atento aos riscos de inflação”, disse o Fed, no comunicado.