Tráfico interestadual de drogas entre SC e e RS é alvo do Denarc

Traficante foi preso com mais de oito quilos de crack na cidade catarinense de São José

Foto: PC / Divulgação / CP

O tráfico interestadual de drogas entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul foi alvo de uma operação do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc) da Polícia Civil. Na noite dessa segunda-feira, a equipe do delegado Gabriel Borges apreendeu cerca de R$ 200 mil em crack, que pesou mais de oito quilos. A ação foi realizada na cidade catarinense de São José. Um traficante foi preso em flagrante.

A investigação começou há duas semanas, após a constatação de um esquema de tráfico interestadual de entorpecentes. “Um grupo criminoso estabelecido na Região Metropolitana de Florianópolis estaria responsável pela remessa e abastecimento de grande quantidade de crack a um grupo criminoso com base na Região Metropolitana de Porto Alegre”, resumiu. “Pelo menos uma vez na semana, os traficantes introduziam na Região Metropolitana de Porto Alegre uma média de cinco a dez quilos de crack. Essa quantidade tinha a capacidade de gerar até 50 mil pedras de crack vendidas por semana, gerando um lucro de mais de R$ 250 mil aos traficantes”, frisou.

O trabalho investigativo conseguiu então identificar o ponto de partida da droga e até um Citroën C3 utilizado no transporte do crack. No momento da ação policial, o traficante foi abordado em uma cafeteria com mais de três quilos do entorpecente. Já no veículo do suspeito, que é catarinense, os agentes do Denarc localizaram outros cinco quilos.

O delegado Gabriel Borges destacou a importância de “ações que combatam o narcotráfico organizado, principalmente a traficância interestadual de grande monta, gerando grande nocividade à sociedade gaúcha”. De acordo com ele, a investigação prossegue para identificar e responsabilizar criminalmente os demais envolvidos no esquema.