Nota Fiscal Gaúcha chega a 3 milhões de inscritos

Adesão da população ao programa vem crescendo ao longo dos anos

Para concorrer aos prêmios, o participante precisa fazer, no mesmo dia da compra, a leitura da Nota Fiscal Consumidor Eletrônica (NFC-e) com CPF no aplicativo do NFG.

O Programa Nota Fiscal Gaúcha alcançou a marca de 3 milhões de inscritos, movimentando uma rede que beneficia consumidores, empresas, entidades sociais e sociedade. O programa foi criado pelo Estado em junho de 2012 e administrado pela Receita Estadual, que integra a Secretaria da Fazenda (Sefaz). Objetivo é incentivar a cidadania fiscal e conscientizar os cidadãos sobre a importância social do tributo. O consumidor, ao optar pela inclusão do CPF na nota fiscal, passa a obter benefícios e participar de diversos sorteios, além de auxiliar entidades e contribuir no combate à informalidade e à sonegação.

O subsecretário da Receita, Ricardo Neves Pereira, destacou que o sucesso do programa está diretamente relacionado à participação dos cidadãos. Ele afirmou que “esses consumidores, além de receberem vantagens individuais, fazem a diferença para Estado, municípios, empresas e entidades.”

Quem participa do Nota Fiscal Gaúcha pode ser premiado na hora com o Receita da Sorte, além de ter retorno em cashback no Receita Certa, premiações mensais, desconto no IPVA, dentre outros benefícios.

O programa conta com mais de 300 mil estabelecimentos participantes, quase 3,8 mil entidades indicadas pelos cidadãos e cerca de 4,5 bilhões de notas fiscais processadas. Mais de R$ 150 milhões foram repassados para entidades e mais de R$ 77 milhões foram distribuídos em prêmios por meio do Sorteio Mensal e pelo Receita da Sorte.