Municípios gaúchos recebem mais 157 mil doses contra a Covid nesta quarta

Desde 14 de fevereiro, 315 pessoas no RS foram imunizadas com a vacina bivalente, conforme o Ministério da Saúde

Foto: Rovena Rosa/ Agência Brasil

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) repassa aos municípios gaúchos, nesta quarta, mais 157 mil vacinas monovalentes e bivalentes conta a Covid-19. As doses vão ser entregues às 18 coordenadorias regionais de saúde, que farão a divisão dos frascos para a coleta de cada prefeitura.

O lote abrange cerca de 88 mil doses bivalentes, versão atualizada do imunizante que vem sendo usado desde 2021 e elaborada com base na variante original do coronavírus e na Ômicron, cepa de maior circulação atualmente.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, desde 14 de fevereiro, quando teve início essa nova fase de combate à doença, 315 mil pessoas já foram imunizadas com doses bivalentes no Rio Grande do Sul.

Número de doses por município

No momento, podem receber a vacina bivalente os grupos prioritários indicados pela estratégia do Ministério da Saúde. Além de fazer parte de um deles, a pessoa precisa ter concluído o esquema primário da vacinação, composto pelas duas primeiras doses ou dose única monovalentes. Além disso, a última aplicação deve ter ocorrido há, pelo menos, quatro meses.

Veja os grupos que fazem ser imunizados com a dose bivalente:

Idosos de 60 anos ou mais;
Pessoas que vivem em instituições de longa permanência a partir de 12 anos e os trabalhadores desses locais;
Pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos;
Indígenas, ribeirinhos e quilombolas a partir de 12 anos;
Gestantes e puérperas;
Trabalhadores da saúde;
Pessoas com deficiência permanente a partir de 12 anos;
Pessoas privadas de liberdade e adolescentes em medidas socioeducativas;
Funcionários do sistema prisional.

Doses monovalentes

Entre as doses a serem entregues nesta semana, cerca de 27 mil monovalentes contêm o imunobiológico da Pfizer. O lote é destinado à população de 12 a 59 anos, a título de reforço vacinal.

Outras 33 mil doses monovalente da Pfizer pediátrica devem ser aplicadas em crianças de cinco a 11 anos, e mais 9,3 mil doses de CoronaVac em crianças de 3 e 4.