Vigilância cancela aplicação de inseticida contra dengue em bairro da zona Leste alegando falta de segurança

Vila São José registra quatro casos autóctones da doença

Foto: Alina Souza/CP

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) cancelou, alegando motivo de segurança, o bloqueio químico contra dengue previsto para esta terça-feira em ruas no bairro Vila São José, na zona Leste da capital. A nova data para a aplicação de inseticida ainda vai ser divulgada pela Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS). Procurada, a SMS preferiu não detalhar o motivo da falta de segurança na região.

A DVS reforça que o objetivo do bloqueio químico é diminuir a população adulta de mosquitos Aedes aegypti a fim de reduzir o risco de transmissão do vírus da dengue na região. De acordo com dados do Boletim Informativo da Dengue lançado no dia 14, o bairro Vila São José teve quatro casos autóctones da doença desde janeiro. Nessas situações, o paciente adoece sem sair da cidade.

De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS), Porto Alegre já teve 55 casos de dengue em 2023, sendo 43 autóctones. A capital é a sexta cidade de um ranking liderado pelo município de Encantado, no Vale do Taquari, onde já foram confirmados 470 casos de infecção pelo Aedes Aegypti. Em seguida, aparecem Não-Me-Toque, com 94 casos de dengue, Ibirubá, com 93, Ijuí, com 80, e Jóia, com 60.