Dia Mundial Sem Carne: pesquisa aponta redução no consumo do brasileiro

Consumo de alimentos plant-based cresceu quase 70% em 5 anos no Brasil, diz pesquisa

Foto: Divulgação

Celebrado nesta segunda-feira, 20 de março, o Dia Mundial Sem Carne convida as pessoas a refletirem sobre a alimentação e a repensarem suas escolhas para opções mais conscientes. Segundo a pesquisa “O Consumidor Brasileiro e o Mercado Plant-Based 2022”, realizada pelo The Good Food Institute Brasil (GFI Brasil) e patrocinada pela NotCo, foodtech global e principal referência de alimentos à base de plantas, 61% dos entrevistados reduziram o consumo de ingredientes originados de animais no ano passado. 

De acordo com Vanessa Giangiacomo, head de Marketing da empresa, o hábito está se estendendo para mais pessoas por diversos motivos, sendo um dos principais a sustentabilidade. A Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) aponta que quando alguém abre mão de consumir produtos de origem animal em apenas um dia da semana, ela deixa de emitir 14 kg de gás carbônico na atmosfera e economiza 3,4 mil litros de água, dentre outros impactos negativos que também são reduzidos no meio ambiente.

Outro motivo pelo qual as pessoas estão diminuindo o consumo de carne é a saúde. “Fora todas as vantagens ambientais, vários estudos já demonstraram que a ingestão de uma dieta baseada em plantas ajuda a prevenir doenças crônicas, como diabetes e doenças cardíacas, por causa dos ingredientes livres de colesterol. Sem falar que são ótimas opções para pessoas com alergias ou intolerâncias”, destaca Giangiacomo.

MERCADO PLANT-BASED

Com essa mudança de comportamento da sociedade como um todo, os produtos plant-based também estão ocupando mais espaço no mercado. De acordo com a Euromonitor o consumo de alimentos plant-based cresceu quase 70% em 5 anos no Brasil, demonstrando a procura por esse tipo de alimento, enquanto o consumo de carne bovina vem caindo desde 2018, com a projeção de queda da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) atingindo 10,6% no ano passado.

A pesquisa do GFI Brasil também aponta que 18% dos consumidores experimentam as alternativas vegetais primeiramente fora de casa. “Estamos falando de uma porta de entrada para, mais tarde, virarem clientes no varejo, por isso os restaurantes e lanchonetes que desejam atender bem todos os públicos devem se preocupar em ter as opções corretas com os fornecedores corretos”, afirma Giangiacomo.