Donald Trump é autorizado reativar conta no YouTube

Plataforma suspendeu ex-presidente depois que uma multidão de apoiadores atacou o Capitólio em Washington, em 6 de janeiro de 2021

Foto: Reprodução/ Twitter/Casa Branca

A plataforma de vídeos on-line YouTube anunciou, nesta sexta-feira, ter encerrado a suspensão da conta do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, após mais de dois anos de proibição na sequência do ataque de apoiadores dele ao Capitólio.

O magnata, de 76 anos, que concorre à indicação republicana para as eleições presidenciais de 2024, não conseguiu postar nenhum conteúdo nesse período. Os 2,6 milhões de seguidores também não puderam comentar vídeos antigos do ex-presidente.

O YouTube suspendeu Trump dias depois que uma multidão de apoiadores atacou o Capitólio em Washington, em 6 de janeiro de 2021, para tentar impedir a certificação da vitória eleitoral de Joe Biden. A plataforma entendeu que ele havia postado conteúdo incitando os ataques.

Trump alegou, por semanas, que a eleição presidencial havia sido roubada. Outras plataformas já restauraram as contas do republicano, suspensas pelos mesmos motivos do YouTube. A gigante Meta anunciou em janeiro a restauração das contas do ex-presidente no Facebook e no Instagram com “novas medidas de segurança”.

A conta de Trump no Twitter, com 87 milhões de seguidores, também teve a suspensão levantada. Durante a medida, o ex-presidente criou a plataforma Truth Social, onde menos de cinco milhões de pessoas o seguem.

*Com informações da Agência France Presse (AFP)