Covid-19: gestantes e puérperas poderão receber vacina bivalente a partir de segunda-feira na capital

População deve ficar atenta, também, para o fechamento temporário do Shopping João Pessoa como ponto de vacinação

Foto: Agência Brasil / Divulgação / CP

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre amplia, a partir de segunda-feira, o público-alvo da vacina bivalente contra a Covid-19, incluindo gestantes e puérperas (mulheres que deram à luz até 45 dias antes). A população deve ficar atenta, também, para o fechamento temporário do Shopping João Pessoa como ponto de vacinação. Enquanto o local estiver inoperante, o atendimento vai ser prestado na Unidade de Saúde Modelo, das 8h às 21h.

A vacinação com a dose bivalente segue para pessoas de 60 anos ou mais e imunocomprometidos com 12 ou mais, em 34 locais da cidade. A abertura de faixas etárias vem sendo feita de forma escalonada a fim de evitar aglomerações nos pontos de vacinação.

Já a campanha com a dose monovalente prossegue, normalmente, incluindo a aplicação da quarta dose para pessoas com idade a partir de 18 anos e vacinadas com a terceira dose há mais de quatro meses. Bebês a partir de seis meses até menores de 3 anos também já podem ser imunizados contra a Covid-19.

Vacina Bivalente

Público: idosos com 60 anos ou mais, imunocomprometidos com 12 anos ou mais, gestantes e puérperas, todos com esquema vacinal primário completo

Onde: 34 unidades de saúde, 13 delas operando até as 21h: unidades de saúde Navegantes, Campo da Tuca, IAPI, Clínica da Família Álvaro Difini, Clínica da Família José Mauro Ceratti Lopes, Belém Novo, Tristeza, São Carlos, Santa Marta, Modelo (a partir das 16h), Ramos, Morro Santana e Chácara da Fumaça. Outros 20 postos atenderão até as 17h: Glória, Nossa Senhora de Belém, Nonoai, Nova Brasília, Sarandi, Jardim Itu, Rubem Berta, Costa e Silva, Nossa Senhora Aparecida, Parque dos Maias, Vila Ipiranga, Vila jardim, Campo Novo, Camaquã, Panorama, Ipanema, Restinga, Lomba do Pinheiro, Ilha dos Marinheiros e Mato Sampaio, além da Moab Caldas e (até as 19h).

Endereços e horários: confira aqui.

Documentação: documento de identidade com CPF e carteira de vacinação. No caso de imunocomprometidos, é preciso apresentar comprovante da condição de saúde por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação.

São imunocomprometidos ou em condição de imunossupressão:

– Pessoas transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea.
– Pessoas vivendo com HIV (PVHIV).
– Pessoas com doenças inflamatórias imunomediadas em atividade e em uso de corticoides em doses ≥ 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente por ≥ 14 dias. Crianças: doses de prednisona, ou equivalente, ≥ 2 mg/Kg/dia por mais de 14 dias até 10 Kg.
– Pessoas em uso de imunossupressores e/ou imunobiológicos que levem à imunossupressão.
– Pessoas com erros inatos da imunidade (imunodeficiências primárias).
– Pessoas com doença renal crônica em hemodiálise.
– Pessoas com neoplasias hematológicas.
– Pacientes oncológicos que realizaram tratamentos quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses.