O número de registros de inadimplentes aumentou 0,2% em fevereiro na comparação com janeiro. A informação foi divulgada nesta quinta-feira pela Boa Vista, empresa brasileira de inteligência analítica. A informação vem abaixo do registrado na passagem de dezembro de 2022 para janeiro de 2023, quando o avanço registrado havia sido de 1,1%. Na comparação com fevereiro do ano passado, o registro de inadimplentes avançou 25,8%, chegando a um acumulado dos últimos 12 meses de 21,0%, ante 20,8% registrada em janeiro na mesma base de comparação.
O economista da Boa Vista, Flávio Calife, destaca que o indicador apresentou recuo apenas em junho de 2022 e, desde então, acumulou oito altas consecutivas, nos últimos 12 meses. “Mas a magnitude desse avanço em fevereiro merece um destaque especial, porque foi o menor desse período”, diz. Para ele, as famílias têm enfrentado grandes desafios para manter as contas em dia, a renda foi muito impactada pela inflação e ainda não houve recuperação total, embora o cenário esteja caminhando para isso.
De acordo com Calife, a projeção é de novo crescimento no número de registros de inadimplentes em 2023, mas em ritmo menor do que o observado em 2022. O Indicador de Recuperação de Crédito da Boa Vista registrou crescimento de 1,5% na passagem de janeiro para fevereiro, resultando em elevação de 2,5% no trimestre móvel, de acordo com dados dessazonalizados. Já na comparação interanual, a recuperação de crédito teve alta de 21,9% em fevereiro.