Saúde do RS começa a entregar aos municípios mais de 560 mil doses de vacinas contra a Covid

Desse total, 436 mil doses bivalentes devem ser usadas em pessoas com 60 anos ou mais

Foto: Itamar Aguiar/Ascom SES

A Secretaria da Saúde começou, hoje, a distribuir aos municípios um dos maiores lotes de vacinas contra a Covid-19. Ao todo, mais de 566 mil doses serão enviadas a todas as regionais, abrangendo imunizantes do tipo bivalente e monovalente para todas as idades elegíveis da campanha nacional de imunização.

São 436 mil doses bivalentes destinadas a todas as pessoas com 60 anos ou mais. O atendimento a essa faixa etária pelos municípios está sendo feito de forma escalonada, conforme a disponibilidade de doses.

Para a próxima segunda-feira, está prevista a inclusão das gestantes e puérperas no grupo dos públicos elegíveis para a vacinação bivalente, seguindo o cronograma proposto pelo Ministério da Saúde. No Rio Grande do Sul, esse grupo representa cerca de 109 mil pessoas.

Em paralelo à ampliação da vacinação bivalente, a imunização com a dose monovalente para pessoas abaixo dos 60 anos continua. No repasse realizado nesta semana, a Secretaria da Saúde está enviando quase 130 mil doses para o abastecimento dos estoques nos municípios, abrangendo todas as idades previstas no plano nacional, desde as crianças com mais de seis meses de idade até os reforços previstos para o público adulto.

A dose bivalente é uma versão atualizada da vacina usada na campanha de vacinação iniciada em 2021, elaborada a partir da variante original do coronavírus e da variante Ômicron – de maior circulação no momento.

Para receber essa dose, a pessoa precisa ter concluído, pelo menos, o esquema primário da vacinação contra a Covid-19, composto pelas duas primeiras doses ou pela dose única. A aplicação da última dose recebida deve ter sido há, pelo menos, quatro meses.

Atualmente, também fazem parte dos grupos elegíveis para as doses bivalentes as pessoas imunocomprometidas, pessoas vivendo em instituições de longa permanência, indígenas, ribeirinhos e quilombolas, todas essas com no mínimo 12 anos de idade.