Porto Alegre será o centro das atenções do ecossistema de inovação

O South Summit Brazil acontece de 29 a 31 e terá a participação de 2.020 startups de 86 nações

Crédito: Alina Souza/Correio do Povo

As perspectivas do South Summit Brazil 2023 foram debatidas no Tá na Mesa da FEDERASUL desta quarta-feira, 15. Previsto para os próximos dias 29, 30 e 31, no Cais Mauá, o South Summit Brazil integra a Rede Brasil do Pacto Global da ONU, com o compromisso pelo desenvolvimento e a criação de um mundo mais sustentável. O evento é ponto de encontro global de fundos de investimento, startups e empresas. Para essa edição estão inscritas 2.020 startups representando 86 países, ou seja, 44% das nações do mundo estarão presentes em Porto Alegre.

Ao abrir a reunião-almoço o presidente da FEDERASUL Rodrigo Sousa Costa destacou a importância do evento dizendo que através dele Porto Alegre e o Rio Grande do Sul foram vistos pelo mundo inteiro. “Acredito que a realização de uma nova edição despertará o interesse dos jovens que tiverem a oportunidade de acompanhar os debates”, argumentou.

O vice-presidente de Integração da FEDERASUL, Rafael Goelzer, coordenou o debate que contou com a participação da secretária estadual da Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp; do secretário de Inovação de Porto Alegre, Luiz Carlos Pinto; do CEO da Yours Bank, Felipe Diesel e do CEO do South Summit Brazil, Thiago Ribeiro.

É grande a expectativa para o evento, disse o CEO da South Summit Brazil, Thiago Ribeiro que anunciou as mudanças estruturais já implantadas para qualificar o ambiente oferecido aos visitantes, como melhorias na mobilidade e acessibilidade, além de melhor acústica e a criação de praças de alimentação. Destacou que muitas atividades serão realizadas em outras regiões da cidade possibilitando maior integração e ampliação do espaço físico e cultural.

“Criamos uma estrutura que chamamos de “Innovation Street”, que é composta por 11 geodésicas, que são espécies de domos gigantes onde vão estar empresas e serão palco de atividades culturais”, informou.
A secretária estadual da Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp, destacou a necessidade de se trabalhar a cultura da inovação. Ele lembrou que o segundo mandato de Eduardo Leite no governo do Estado vai focar esforços e investimentos em tecnologia e inovação na área da educação. Para ela, a consolidação do Rio Grande do Sul como região inovadora só será possível com a qualificação das novas gerações.

“Inovação social também será um foco, seja em periferias de zona urbana como da zona rural. A nova geração que vai nos manter na liderança do ranking de inovação se dará através da educação, projetou.

Para o secretário de Inovação de Porto Alegre, Luiz Carlos Pinto, o South Summit Brazil virou mais do que um evento. É um marco no calendário, um símbolo do ecossistema que vemos se desenvolver o ano inteiro e contará nessa edição com mais de 700 palestrantes em oito palcos de conteúdo. Ressaltou também a necessidade de investimentos em educação como forma de desenvolver a inovação.

“Temos que, cada vez mais, pensar em programas que alavanquem o empreendedorismo social através da educação”, afirmou.

O CEO da Yours Bank, Felipe Diesel, startup de Santa Rosa, vencedora da edição de 2022, descreveu com orgulho o crescimento de sua empresa no último ano. “A união entre o empreendedor e a iniciativa privada alavancam o empreendimento e geram negócios”.